A culpa não é da pizza


Quem me conhece, pode achar que nesse texto estou legislando em causa própria. Confesso que de longe essa afirmação pode ter seu fundamento, pois sou apaixonado por pizza. Conheci essa iguaria italiana com meu pai que a preparava em casa. Ele usava umas fôrmas com tampa que faziam chegar a temperatura ideal para assar a pizza.

Apresentação feita vamos ao que interessa. Vamos usar a sua próxima refeição com pizza para treinar uma forma diferente de comer.

Como sabemos, a pizza vem dividia em pedaços. Quando estamos famintos, comemos diversos pedaços rapidamente. Minha proposta aqui é aproveitar essa forma de apresentação desse alimento para conhecermos um pouco mais de nós mesmos. O exercício consiste em escolher sua pizza predileta. Após terminar o primeiro pedaço, aguarde 15 minutos até escolher o próximo sabor e assim sucessivamente. Coma quantos pedaços quiser respeitando o intervalo de 15 minutos entre um pedaço e outro. Depois perceba se você comeu mais pedaços ou menos que costuma ingerir normalmente.

Então, o que aconteceu? A ingestão de alimentos é controlada por dois fenômenos. O primeiro é menos elaborado e se chama saciação. Ele diz respeito a quantidade de alimento que cabe em nosso estômago. O segundo é um processo requintado, com diversos moduladores gastrointestinais e cerebrais conhecido como saciedade.  Ao consumir o alimento lentamente, com o intervalo de 15 minutos entre um pedaço e outro, entra em ação o segundo mecanismo que possui mais qualidade no controle da ingestão de alimentos.

Qual a lição que podemos tirar desse exercício?

1) consumir os alimentos mais lentamente, comeremos menos comida e menos energia.

2) comer rapidamente, ingeriremos mais comida que o necessário e teremos sobra energética para acumularmos em nossos pneuzinhos.

Assim retomamos a responsabilidade da pizza em engordar. Em defesa dela digo, ela é o alimento que permite mais facilmente esse controle de ingestão pois você sempre poderá dar um intervalo entre os pedaços. Outros pratos, temos mais chance de errar de cara, pois, ao chegarmos com fome para nos servirmos, pegaremos mais comida que precisamos e, na ânsia de matar a fome, comeremos rápido sem a oportunidade de interromper a ingestão que a pizza propicia.

Assim lembre-se, a pizza pode ser uma grande aliada no seu projeto de emagrecimento, ela te da a oportunidade de conhecer a saciedade, nossa aliada no controle do peso. Boa pizza.

 

Por Antônio Herbert Lancha Jr 

Bacharel em Ed. Física – USP
Mestrado e Doutorado em Nutrição – USP
Pós- doutorado em Medicina Interna – Washington University

Artigos Relacionados

Escrito por Mara em 13/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 13/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 12/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 31/08/2022

LER MAIS